sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PAPARUCO - O COMENTADOR

Terão os árbitros Ribatejanos "sarna" ou medo de viajar???

Já há algum tempo que tinha pensado escrever este artigo de opinião, mas umas vezes por preguiça, outras por achar que "é chover no molhado", mas depois da Agenda desta semana a juntar a outras tantas semanas sempre com a mesma politica de nomeações de árbitros para os jogos dos nacionais, decidi e não passa de hoje...!!!


Que existem CRAHP que têm um estatuto diferente no que diz respeito às nomeações dos seus árbitros para jogos dos Nacionais, têm, e não é preciso ir a Coimbra tirar um curso para ver isso mesmo, basta ler  a Agenda da Semana na Diagonal.

Vá-se lá saber o porquê desta situação e de quem faz as nomeações, mas que existe uma razão ou um propósito existe e não me venham dizer que é por acaso. Nem vou referir a 1ª Divisão, pois o Ribatejo teve a época passada o Teófilo Casimiro a representá-lo mas foram tão poucos os jogos que "o moço" dirigiu nesse escalão que acabou por descer, mas mesmo assim temos árbitros de Lisboa no Minho e no Porto, do Minho nos Açores.

Na II Divisão esta semana lá nomearam um dupla Ribatejana para apitar fora do "Reino do Ribatejo" e com uma deslocação longínqua, não foi a Leiria, foi um pouco mais longe até Coimbra. Depois temos uma dupla do Porto a dirigir os Tigres (e até fiquei admirado, pois podiam ter nomeado o António Gameiro e o Luís Nunes por exemplo e assim mantinha-se a tradição, mas manteve-se na mesma com o Luís na Jarra, mais uma vez, e o Gameiro a viajar até Santarém), um misto de Aveiro e do Minho em Alenquer.

Isto são apenas referências às nomeações desta semana, pois se puxarmos "a cassete atrás" é sempre mais do mesmo e de vez enquanto lá se nomeia uma dupla Ribatejana para ir apitar à Povoa ou a Viana do Castelo (rara a vez e se não fosse o GPS os "Homens do Apito" do Ribatejo perdiam-se sempre, pois passam épocas que não vão para essas bandas).

Pondo isto é termos matemáticos é denominador comum os árbitros Ribatejanos apitarem só no Ribatejo e como não há regra sem excepção uma vez por outra apitam em Leiria, e que passando para termos de saúde publica me apraz perguntar com o devido respeito que tenho por todos os árbitros do Ribatejo - "Será que têm sarna????", ou então na vertente de cada um e dos medos e fobias inerentes a cada ser humana - "Será que têm medo de viajar???".

Já nem vou falar de uma tremenda apetência do(s) nomeador(es) para colocar o mesmo e/ou mesmos árbitros a dirigir a mesma equipa, por manter à imagem do Ribatejo os árbitros de Leiria a apitar em Leiria e no Ribatejo, mas que este mundo da arbitragem em particular das nomeações precisa de uma reciclagem precisa, ou então em fazem como os "azulejos" dentro do mesmo modelo e serie, há de 1ª, 2ª e 3ª escolha, ou será já isto que se passa????

Sem comentários: